sábado, 3 de outubro de 2015

Zaz

      Quando começamos a aprender uma língua, é normal procurarmos tudo relacionado à cultura dos países falantes dela, e várias diferentes maneiras de termos contato com o idioma.

      Comigo, não é diferente. E hoje venho aqui apresentar a chanteuse (cantora) francesa cuja música não mais larga os meus ouvidos.

                                                                   
      "Sob o céu de Paris" não é de Zaz, nem cantada nem composta originalmente por ela. É trilha de um filme bastante antigo do mesmo nome, e já foi interpretada por grandes nomes da música francesa como Edith Piaf e Yves Montand. Porém, a nova roupagem dada à canção por Zaz é realmente encantadora, um exemplo do que é sua marca, e o videoclipe é o mais belo que já vi, uma montagem artística inebriante, que não consegui deixar de fora.

      "Zaz" é em verdade o codinome artístico de Isabelle Geffroy, uma talentosa artista que vem fazendo muito sucesso na França. Particularmente, há muito tempo eu não me identifico tanto com uma música quanto aquela arquitetada e cantada por ela. É um jazz cigano de melodia malandra e letra a um só tempo simples e arrojada, sinceramente sem cerimônias, que soa raro e vivo.
        
                                                               

      Tanto há uma poesia vaga nas suas canções quanto algo especial em sua performance. Quando a ouço, tenho a sensação de que está sendo mantida viva a música não como produto, mas como arte. Não como entretenimento, mas como forma de expressão. Isso é mágico!

                                                              
       Apaixonada por jazz - em todas as suas variações - e estudante de francês que sou, creio que meu encontro com Zaz era apenas questão de tempo. Vai que existe mais alguém como eu lendo-me, em qualquer dos dois aspectos, fica a dica. Zaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário